.

Dados municipais

São Francisco Sergipe - SE

São Francisco tem o maior cajueiro de Sergipe.
Município já se chamou Jacaré e pertenceu a Propriá e a Cedro de São João.
O município de São Francisco surgiu com o nome de Jacaré, por causa de um pequeno riacho com esse nome, que passava nas proximidades, e no qual, segundo os mais antigos, havia um jacaré. Foi às margens desse riacho, que hoje se chama Galante, que em 1860 Antônio Caldas, considerado o fundador da cidade, construiu um engenho e algumas casas.
Em 1870 o povoado tinha uma escola, um cemitério, um açude e uma capela, tudo construído por Antônio Caldas. A partir daí, o pequeno povoado passou a se chamar São Francisco, tendo como padroeiro São Francisco de Assis. Os moradores viviam da pesca no riacho, plantio de algodão e do corte de cana, toda ela enviada para o engenho de Antônio Caldas.
De acordo com as pesquisas da professora aposentada Neildes Marques Nascimento, a população era muito pobre, com casas de taipa e muito frágeis. ?Chovia muito e a chuva chegava a derrubar as casas dos moradores. Havia também uma senzala onde viviam os escravos de Antônio Caldas?, informa ela.
Em 1945 a cidade passou a ser iluminada por lampiões a gás, que eram acesos às 18 horas e apagados às 22 horas, por Hortêncio e Izaul. Em 1951 houve uma festa de inauguração da luz elétrica a motor, implantada pelo prefeito de Cedro de São João, Euclides Ferreira. Só a partir de 1956, a luz passou a vir da hidroelétrica de Paulo Afonso.
Gentílico: são-francisquense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de São Francisco ex-povoado, pela lei estadual nº 554, de 06-02-1954, subordinado ao município de Cedro de São João ex-Darcilena.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, figura no município de Cedro de São João.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de São Francisco , pela lei estadual nº 115-A, de 17-06-1963, desmembrado de Cedro São João. Sede no antigo distrito de São Francisco ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 24-111963.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE

Prefeitura Municipal de São Francisco

Prefeito: Manoel Vieira da Silva Filho

Vice-Prefeita: Maria Rosa Barbosa Araújo Nascimento

Endereço: Praça Santos sobrinho, 246

São Francisco/SE - CEP: 49945-000

Tel: (79) 3367-1100 /3367-1017

Baseada na Agricultura familiar e de subsistência, pecuária de pequeno porte. possui pequeno comércio. Sua comunidade formada por agricultores, e pequenos pecuariaristas possuindo dois assentamentos, comerciantes e microemprendedores, funcionários públicos e trabalhadores rurais.

População estimada 2016 (1) 3.916
População 2010 3.393